O helicóptero de Neymar Jr. está impedido de voar desde o início de abril por conta de documentação vencida, conforme registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A suspensão do Certificado de Aeronavegabilidade ocorreu no dia 4 deste mês.
A causa da suspensão foi o vencimento do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade na mesma data. Ambos os documentos são obrigatórios para comprovar que a aeronave atende às condições de segurança e cumpre as regulamentações da aviação civil brasileira.
Ao iG Esporte, a assessoria do jogador esclareceu que a situação é normal, pois a aeronave está passando pela manutenção anual, iniciada em 26 de março. O procedimento tem previsão de conclusão em até 40 dias, podendo ser finalizado antes desse prazo.
Durante o período de manutenção, é comum que o status do certificado apareça como "vencido" no sistema da Anac. Após a conclusão do serviço, a agência verificará o cumprimento de todos os itens da inspeção.
Histórico da aeronave
O helicóptero Airbus modelo BK 117 D-2, com matrícula "PPNJR", foi adquirido em 15 de maio de 2019 e está registrado em nome da empresa Neymar Sport e Marketing Ltda. A aeronave é um dos meios de transporte utilizados pelo atleta.
Neymar utilizou o helicóptero para chegar ao Centro de Treinamento Rei Pelé, no bairro Jabaquara, quando foi apresentado como reforço do Santos FC em 31 de janeiro deste ano, chamando a atenção dos torcedores presentes.
Antes de se mudar para uma mansão no Morro Santa Terezinha, o jogador também usava frequentemente o helicóptero para se deslocar de sua residência em Mangaratiba até os treinos no clube santista, otimizando seu tempo de deslocamento.
A atualização do sistema da Anac e a consequente liberação da aeronave para voos acontecerão automaticamente após a finalização da manutenção obrigatória e a verificação do cumprimento de todos os requisitos técnicos necessários.